terça-feira, 18 de outubro de 2011

CAIC’s de Macaíba e de outras cidades do RN pedem socorro


            Basta um olhar mais de perto, para constatar que a maioria dos Centros de Atenção Integrada à Criança (CAICs) existentes no Rio Grande do Norte precisa de reparos, reformas e até mesmo construções para continuar de pé. Pixações, infiltrações, pisos e paredes quebrados são alguns dos problemas enfrentados por alunos e professores...

            No Estado, existem 14 unidades de CAICs que foram construídos pelo Governo Federal no período de 1993 a 1994. Em 2003, a então governadora Wilma de Faria solicitou a transferência para o patrimônio do Estado. Até hoje, alguns processos não foram finalizados e o CAIC de Caraúbas, por exemplo, está completamente abandonado e destruído. Das demais unidades, apenas uma - localizada no bairro Planalto, em Natal - pertence à prefeitura da capital.

            Em Macaíba, o CAIC abriga a  Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire que funciona de manhã e à tarde. Logo na entrada, é possível verificar alguns problemas. Os portões estão enferrujados e há lixo espalhado no chão. Ao lado do ginásio de esportes, uma estrutura de metal também enferrujada ocupa o lugar onde deveria existir um hidrômetro. Os vestiários e banheiros do ginásio estão em péssimas condições. Os sinais de vandalismo e depredação estão em todas as partes.

            A chefe do setor de Assessoria Técnica e de Planejamento (ATP) da secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), Elisabete Barbosa de Lima, informou que a Seec tem conhecimento dos problemas enfrentados pelos CAICs, porém, o processo de doação das unidades ainda não foi concluído, o que, segundo a assessora, atrapalha os trabalhos. "Estamos ainda com o processo de doação do Patrimônio da União para o Governo do Estado", disse.

Por Roberto Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário