quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cronograma das Festividades do Mártires de Cunhaú e Unuraçu



   As festividades dos Mártires de Cunhaú no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, a programação será intensa, na próxima sexta (03/10):


  • A 1ª missa será celebrada, às 7 horas.

  • Ás 10h e às 12h, também haverá missa.

  • A partir das 10 horas, haverá atendimento de confissões.

  • Ás 14 horas acontecerá show com a cantora católica, Fátima Santos, de Natal.

  • Ás 16h haverá show com Elba Ramalho

  • 18 horas celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

   Na ocasião, será lançada a campanha em prol da beatificação do Padre João Maria, sacerdote potiguar que se dedicou à prática da caridade.

   Em março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os mártires de Cunhaú e Uruaçu como exemplos  de fé cristã e defensores da Igreja Católica. Naquele ano, o Governo do Estado, em resposta a uma solicitação da Arquidiocese de Natal, decretou o feriado de 3 de outubro. A data é simbólica.

   O massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu foi realizado por holandeses no ano de 1645, por não aceitarem a imposição militar, cultural e da sua religião protestante calvinista, se tornando um momento ímpar da história potiguar de resistência, fé e de defesa dos princípios de liberdade.  "Os mártires foram escolhidos como padroeiros do Rio Grande do Norte devido à importância do fato. Eles foram os primeiros mártires do Brasil, por isso o nome protomártires", explica Pe. Antônio Murilo de Paiva, capelão dos mártires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário