sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pai indignado: “Meu filho morreu de Meningite aguda!”




        Por essa a Secretaria de Saúde de Macaíba não esperava, o pai do menino Vitor Daniel, 05 anos, morto em decorrência de meningite no último dia 28, foi a público, mais precisamente defronte a Praça Augusto Severo, no centro da cidade, externar toda dor e deixar claro que o seu filho foi morto pela meningite, já que segundo a nota publicada pela Secretaria de Saúde do município afirmava que apenas 01 indivíduo havia sido contabilizado como portador da enfermidade, em referência à morte do jovem Andre Donaldson. 

Veja o Vídeo:

Macaíba ganhará linha de trem



VLT - Veículo Leve sobre Trilhos.
      Como resultado da ampliação futura das linhas de trem do estado do RN, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) prevê a implementação do destino Campus Universitário, com duas novas linhas, uma que ligará à Ribeira e outra, que formará um anel na região central da cidade. Uma outra linha também deverá ser criada para atender o Aeroporto de São Gonçalo e formará um anel ferroviário metropolitano, interligando Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. 

      Também está previsto a ampliação do ramal sul, a partir do município de Parnamirim em direção a Nísia Floresta e São José de Mipibú. O primeiro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) deverá chegar até o final deste mês  à regional Natal da CBTU e deve entrar em funcionamento em até três meses.

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte


Mais informações:


 

Nota da Secretaria de Saúde de Macaíba em relação aos casos de meningite



      "A Secretaria de Saúde Municipal vem por meio desta nota esclarecer a população macaibense, baseada nas informações de Francisco Américo Micussi, médico pediatra infectologista, sobre os boatos surgidos nas redes sociais de um suposto surto de meningite meningocócica no município de Macaíba.

        É verdade que foi confirmada uma vítima da doença no município, fato que a Secretaria lamenta profundamente e se solidariza com os familiares. Um segundo caso está sob análise. De acordo com Francisco Micussi, que ontem (28) atendeu o paciente que veio a falecer na enfermaria do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, nesta quinta-feira (29), a própria Sociedade Riograndense de Infectologia, entidade máxima de representação dos médicos potiguares especializados na área, divulgou nesta semana uma nota esclarecendo que não existe atualmente um surto de meningite no Rio Grande do Norte e muito menos em Macaíba.

    Para que seja confirmado um surto, é preciso que haja uma sequência de casos confirmados e correlacionados, ou seja, com pessoas que conviviam diariamente em um mesmo ambiente ou localidade em curto espaço de tempo – o que não é o caso de Macaíba, ou mesmo do estado.

       Inclusive, de acordo com dados estatísticos da Secretaria Estadual de Saúde, em 2013, o número de casos e óbitos da doença foi proporcionalmente maior do que os atuais índices e, mesmo assim, não houve surto.

     Com relação ao caso confirmado em Macaíba, o infectologista ainda explica que, após esclarecimentos com professores da escola frequentada pelo paciente, ele não comparecia a escola desde a última sexta-feira (23) até hoje (29) e, de acordo com familiares, apresentou sintomas da doença no último domingo (25), fatos que confirmam que não existe possibilidade de contágio para as pessoas que frequentam o mesmo ambiente escolar que o paciente. 

       Devido a isso, não existe também a necessidade de fechamento ou isolamento da escola ou motivo para que as pessoas procurem os postos de saúde para receberem a vacina contra a meningite.

   Lamenta-se o fato das pessoas desinformadas ou mal intencionadas usarem sem prudência as redes sociais para propagar mentiras e tentar causar pânico na população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que está à disposição da população de Macaíba para possíveis esclarecimentos e está tomando as providências necessárias com relação ao único caso confirmado no município".


Fonte: Secretaria de Saúde via Assecom-PMM

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Surto de Meningite em Macaíba?



Vítor Daniel, 05 anos.
      Com a palavra as autoridades de saúde... em menos de 15 dias duas pessoas morreram ao contrair Meningite na cidade de Macaíba. A vítima mais recente foi o garoto Vitor Daniel de 5 anos de idade, estudante do Centro Educacional Luis da Câmara Cascudo, localizado próximo ao cais da maré. 

     Segundo o site Minha Vida: “A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa”.

      Agora aguardaremos o pronunciamento dos responsáveis pela saúde pública local, com o intuito de gerir medidas preventivas quanto à possibilidade de um surto de meningite na cidade de Macaíba.

Leia mais: