sábado, 7 de maio de 2016

População clama pela poda de mangue no Rio Jundiaí



Fonte: http://wwwgeotrilhas.blogspot.com.br
            Devido aos diversos assaltos e a acomodação de viciados em drogas, a população macaibense clama pela poda do manguezal que toma boa parte do Rio Jundiaí, rio que corta todo o centro da cidade.
            A última vez que a poda aconteceu foi no ano de 2002, quando ainda era permitida, hoje há ampla proteção legal, por diversos dispositivos, como a Constituição Federal e o Código Floresta evitando que o ecossistema seja devastado.
            Essa proteção foi garantida em decorrência do importante papel desempenhado pelos manguezais, grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida. Além disso, podemos citar ainda, que é nesse ambiente onde 95% do alimento que o homem captura do mar é produzido, e também constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas.
            Para nós, cidadãos macaíbenses, vale a reflexão a seguir: um detalhe importante que não pode passar despercebido é o fato de o Supermercado Favorito ter sido encravado praticamente no leito do Jundiaí, ou seja, não pode-se podar sob a ponte, mas edificar pode? Não entendi, e acredito que você também não entendeu. Com a palavra a Secretaria de Meio Ambiente municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário